A população do Distrito da Vila Reis, em Apucarana (PR), foi pega de surpresa na manhã desta segunda-feira (23) após se deparar com uma obra no campo de futebol da região. Um trator estava no local desde as primeiras horas do dia, realizando a retirada do gramado. Veja vídeo no final da matéria.
O campo de futebol, que é considerado patrimônio da ‘Vila Reis’, recebe manutenção da Prefeitura Municipal de Apucarana e é utilizado há anos pelos moradores do distrito. A população mobiliza as redes sociais com mensagens de revolta e pretende se manifestar sobre o caso com um protesto.
📰 LEIA MAIS: Morre durante viagem o encanador aposentado Marcos Luzzi aos 63 anos
Sem entender a presença do trator e destruição do espaço, os apucaranenses acionaram as autoridades. A Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana recebeu denúncia através do número da corporação informando sobre a destruição no campo de futebol. As informações passadas para a equipe davam conta de que o local seria um espaço público.
De acordo com o comandante da GCM, Reinaldo Donizete de Andrade, duas viaturas foram destinadas à ocorrência, no entanto os guardas municipais foram informados de que a propriedade é particular. “As equipes foram lá e realmente passaram um trator no local. Mas fomos informados que aquele campo é particular, então não tem como fazermos nada, porque não é do município”, explica Andrade.
Com a repercussão do assunto, a população teria descoberto que o terreno seria de propriedade de uma vereador de Apucarana. “Aí que está, é uma questão que a gente não tem certeza. São muitos comentários, a gente não sabe qual é a verdade. Mas até então, sempre foi um patrimônio do bairro, a Prefeitura que cuida, tanto que as crianças treinam ali no campo pela Prefeitura”, explica uma moradora do Distrito da Vila Reis.
A reportagem tentou contato com o vereador citado, mas ele não atendeu as ligações.
Protesto
Insatisfeitos com a “privatização” do espaço que é utilizado por todos os moradores, desde adultos até as crianças, os moradores da Vila Reis organizam um protesto na tarde desta segunda-feira (23). A mobilização está marcada para às 15h e deve contar até mesmo com a presença do vice-prefeito eleito Antonio Marques da Silva (PP), o Marcos da Vila Reis.
“Vão se reunir os pais, o diretor do colégio estadual aqui do distrito, além de funcionários do colégio e do município também. Estamos tentando avisar o máximo de pessoas possível para estar ali às 15h, para a gente ver se consegue alguma coisa”, informa a moradora. Segundo ela, que tem um filho de nove anos que treina no campo, o menino chegou a chorar quando viu a situação do espaço “Esse campo é um patrimônio nosso aqui, tem mais de 40 anos. Vamos lutar pelo patrimônio dos nossos filhos”, afirma.
Veja o campo:
TNOnline TV
Siga o TNOnline no Google News
noticia por : UOL