Os Estados Unidos começaram a despedida ao ex-presidente Jimmy Carter neste sábado (4), com seis dias de honras fúnebres que terminarão com um funeral de Estado em Washington e o enterro na sua terra natal.
As bandeiras têm sido hasteadas a meio mastro em todo o país desde que Carter morreu, em 29 de dezembro aos 100 anos em Plains, no estado sulista da Geórgia, onde ele também nasceu.
As homenagens ao ex-presidente começaram oficialmente às 10h15 (12h15 no horário de Brasília) deste sábado, quando agentes do Serviço Secreto americano transportaram o caixão em um carro fúnebre por um percurso em Plains.
Várias pessoas saíram às ruas agitando pequenas bandeiras com a passagem do veículo.
A caravana que transporta o corpo de Carter fez uma pausa em frente à fazenda familiar de cultivo de amendoim onde o ex-presidente cresceu. Ali, o sino tocou 39 vezes para prestar tributo ao 39º chefe de Estado americano.
A próxima parada será em Atlanta, onde Carter foi senador estadual e, depois, governador.
De lá, o carro fúnebre irá ao Carter Center, a fundação criada em 1982 pelo ex-presidente e por sua esposa Rosalynn, especializada na prevenção de conflitos, na defesa da democracia e em temas de saúde pública.
Na terça-feira (7) pela manhã seus restos mortais serão transportados da Geórgia para a Base Conjunta Andrews, nos arredores de Washington, em um avião da Força Aérea dos Estados Unidos chamado Special Air Mission 39.
Depois um cortejo fúnebre transportará o corpo até o Monumento à Marinha dos Estados Unidos. Carter se formou na Academia Naval dos Estados Unidos em 1946, e serviu em submarinos.
Em seguida, o corpo será levado ao Capitólio, sede do Congresso americano, onde haverá visitação do público. Será o décimo terceiro ex-presidente exposto no Capitólio. Abraham Lincoln, assassinado em 1865, foi o primeiro.
Lá Fora
Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo
Na quinta-feira (9) será celebrado o funeral de Estado na catedral, onde os ex-presidentes Dwight D. Eisenhower, Ronald Reagan, Gerald Ford e George H.W. Bush receberam o último adeus antes dele.
Espera-se que compareçam os quatro ex-presidentes vivos: Bill Clinton, George W. Bush, Barack Obama e Donald Trump. O presidente democrata em fim de mandato, Joe Biden, discursará.
Por decisão de Biden, será um dia de luto nacional e os escritórios do governo federal permanecerão fechados.
O presidente também ordenou que as bandeiras sejam hasteadas a meio mastro durante 30 dias, como é habitual, o que significa que permanecerão assim durante a posse de Trump em 20 de janeiro.
Isso enfureceu o presidente eleito. “Nenhum americano pode se alegrar” de ter as bandeiras a meio mastro durante a posse, afirmou em sua rede Truth Social.
Após o serviço religioso, os restos mortais de Carter serão transportados para a Geórgia, onde será realizado um funeral privado na igreja batista de Plains.
Uma última caravana por sua cidade natal transportará seus restos até o terreno onde será enterrado ao lado de Rosalynn, falecida em 2023 aos 96 anos e com quem esteve casado durante 77 anos.
noticia por : UOL