David Lynch, cineasta que marcou a indústria cinematográfica com seus filmes perturbadores e surrealistas, morreu nesta quinta-feira, 16, devido a complicações de um enfisema pulmonar. A informação foi divulgada pela família nas redes sociais.
Lynch desenvolveu um estilo próprio de filmar, com narrativas por vezes violentas e que mais pareciam sonhos, conduzidas por trilhas sonoras envolventes. Seus longas tem personagens bizarros, caracterizados por deformidades ou comportamentos inesperados.
O bebê de ‘Eraserhead’
“Eraserhead”, de 1977, é o primeiro longa-metragem de Lynch, desenvolvido quando o diretor ainda era um estudante da American Film Institute. No terror surrealista, gravado em branco e preto, um jovem tem um filho indesejado com a namorada. Quando nasce, o bebê é um pequeno mostro.
Dorothy Vallens, de ‘Veludo Azul’
O filme de 1987 consagrou Lynch como um dos grandes cineastas de sua geração. Na trama, a icônica Isabella Rossellini vive a misteriosa e perturbada Dorothy, uma cantora de boate que conduzirá o protagonista, Jeffrey, pela investigação do segredo de sua cidade natal.
Frank Booth, de ‘Veludo Azul’
Principal antagonista de “Veludo Azul”, o traficante violento e carismático Frank Booth é interpretado por Dennis Hopper.
Bobby Peru, de ‘Coração Selvagem’
O vilão que perturba o romance de Sailor e Lula, vividos pelos jovens Nicolas Cage e Laura Dern, foi um dos primeiros papéis bizarros de Willem Dafoe, hoje um mestre em interpretar personagens poucos convencionais.
Laura Palmer, de ‘Twin Peaks’
É o assassinato da personagem que move o enredo de “Twin Peaks“, seriado que se tornou um clássico da década de 1990. Conforme o agente Dale Cooper investiga o caso, ele descobre como a misteriosa Laura Palmer, uma colegial com vida dupla, estava envolvida com vários personagens suspeitos.
O Homem de Outro Lugar, de ‘Twin Peaks’
Vivido por Michael J. Anderson, o homem excêntrico que usa roupas vermelhas só pode ser acessado por sonhos.
Betty e Rita de ‘Cidade dos Sonhos’
No longa de 2001, Betty, aspirante a atriz, se muda para Los Angeles e encontra Rita, que perdeu a memória em um acidente. As personagens vividas por Naomi Watts e Laura Harring começam uma estranha jornada, povoada por personagens peculiares —e, enquanto isso, ficam cada vez mais atraídas uma pela outra.
O Homem Misterioso, de ‘A Estrada Perdida’
O personagem perturbador interpretado por Robert Blake não tem sobrancelhas e é uma espécie de stalker do protagonista, Fred, vivido por Bill Pullman. Não fica claro, porém, se ele está enganando ou ajudando Fred.
noticia por : UOL