Cessar-fogo tem início amanhã. O acordo entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza está previsto para começar às 8h30 do domingo (19) no horário local, 3h30 em Brasília.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ameaçou cancelar o cessar-fogo. Netanyahu disse neste sábado que não haverá cessar-fogo até Israel receber lista de reféns a serem libertados pelo Hamas.
O primeiro-ministro exigiu receber “a lista” de reféns que serão soltos no domingo. Segundo ele, só assim será possível prosseguir com a primeira troca de prisioneiros prevista no acordo de trégua com o Hamas. “Não prosseguiremos com a implementação do acordo até que tenhamos recebido, conforme acordado, a lista de reféns que serão libertados”, disse Netanyahu.
Netanyahu também disse que Israel mantém “o direito de retomar a guerra”. O premiê declarou que terá o apoio dos Estados Unidos nos termos do acordo de trégua.
“Não toleraremos qualquer violação dos termos do acordo”, acrescentou a declaração de Netanyahu. Segundo informações fornecidas pelas duas partes, a primeira troca de prisioneiros não deverá ocorrer antes das 15h30 no horário da França (11h30 em Brasília) de domingo, seis horas após a entrada em vigor da trégua.
A expectativa é que três reféns sejam liberados amanhã. A estimativa é de que 98 pessoas, sendo 94 delas capturadas no 7 de outubro, ainda estejam em Gaza, 36 delas tiveram suas mortes confirmadas pelo Exército israelense.
noticia por : UOL