Paranatinga decreta estado de calamidade; outros 9 municípios já declararam

THIAGO NOVAES

DO REPÓRTER MT

O prefeito da cidade de Paranatinga (a 375 km de Cuiabá), Marcos Tomazini, decretou estado de calamidade pública, nesta sexta-feira (17), em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas.

Conforme o documento, as chuvas fortes causaram destruição de estradas, pontes e bueiros, provocando alagamentos e obstruindo as rodovias do município, além de provocar deslizamentos e interditação de estradas municipais em função da grande quantidade de lama e água.

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

O decreto também cita danos no trecho da MT-130 que cruza o município de Paranatinga, e ainda alagamentos na região urbana e nas regiões ribeirinhas e rural, nas localidades que dão acesso aos assentamentos Pontal do Piranha e Gaúcha do Norte, na região do Pacu/Matrinxi Rio Corgão e da região do Rio Piçarrão, ocasionando o isolamento de famílias, bem como prejuízos no escoamento de produtos agrícolas das regiões, pontes e estradas destruídas.

Essa é a maior enchente dos últimos 20 anos na cidade, levando os dois rios que cortam o município transbordarem. Segundo informações da prefeitura, todo o efetivo municipal e das secretarias, bem como os veículos foram disponibilizados para ajudar no resgate dos munícipes. As pessoas foram levadas para pontos de apoio.

A paróquia Matriz de São Francisco Xavier no centro da cidade e o Ginásio Venâncio de Pontes no bairro Concórdia estão servindo de alojamentos. Ainda não há um número oficial de pessoas desabrigadas.

Além de Paranatinga, outros 9 municípios já decretaram situação de calamidade. São eles Nova Nazaré, Rio Branco, Alto Paraguai, Itaúba, Nova Brasilândia, Vila Rica, Arenápolis, Água Boa e Chapada dos Guimarães.

 

FONTE : ReporterMT

23 de janeiro de 2025 1:09

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE