Cessar-fogo Hamas-Israel: primeiras reféns são libertadas e caminhões com ajuda entram em Gaza

Segundo o Fórum das Famílias de Reféns, trata-se da britânica-israelense Emily Damari (28 anos) e da romeno-israelense Doron Steinbrecher (31 anos), capturadas no Kibutz Kfar Aza, e de Romi Gonen (24 anos), sequestrada no festival Nova de música, durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, no sul de Israel.

Elas são as primeiras reféns a serem libertadas, após a entrada em vigor do cessar-fogo, na manhã deste domingo.

Pelo acordo, as hostilidades devem cessar e 33 reféns israelenses devem ser libertados, em uma fase inicial de seis semanas. Três pontos de recepção de reféns foram montados na fronteira de Israel com Gaza, de acordo com um oficial militar.

Em troca, as autoridades israelenses disseram que libertariam cerca de 1.900 palestinos dentro desse prazo, 90 dos quais devem ser libertados até domingo, de acordo com o Hamas, que disse esperar a lista “em breve”.

A entrada em vigor do acordo aumenta as esperanças de uma paz duradoura no território palestino, mas Benjamin Netanyahu alertou que se tratava de “um cessar-fogo temporário” e que se reservava “o direito de retomar a guerra, se necessário”.

Seu ministro das Relações Exteriores, Gideon Saar, também alertou contra a persistência da “instabilidade regional” se o Hamas, classificado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia, permanecesse no poder em Gaza.

noticia por : UOL

23 de janeiro de 2025 12:45

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE