Trump pede à Opep que reduza os preços do petróleo

Donald Trump pediu à Opep que reduza os preços globais do petróleo e insistiu que os bancos centrais ao redor do mundo reduzam as taxas de juros “imediatamente” depois.

Em um discurso para executivos em Davos na quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos instou a Arábia Saudita e outros produtores a reduzirem o custo do petróleo bruto, expressando descontentamento por não terem feito isso antes.

“Vou pedir à Arábia Saudita e à Opep que reduzam o custo do petróleo. Vocês têm que baixar. O que, francamente, me surpreende que não tenham feito antes da eleição”, disse ele.

“Agora o preço está alto o suficiente para que essa guerra continue”, disse ele, referindo-se à invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia.

“Vocês têm que baixar o preço do petróleo, isso acabará com essa guerra. Vocês poderiam acabar com essa guerra”, acrescentou.

O presidente norte-americano também usou o discurso para insistir que as empresas ao redor do mundo fabriquem seus produtos nos EUA —ou enfrentem tarifas abrangentes sobre bens importados que entrem no mercado americano.

Ele promoveu sua agenda econômica de desregulamentação radical e o “maior corte de impostos da história americana” para chefes de negócios e líderes globais, chamando-a de “nada menos que uma revolução do bom senso”.

Os comentários de Trump sobre o preço do petróleo vieram após ele conversar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman na quarta-feira (22). Durante a conversa, Bin Salman prometeu investir até US$ 600 bilhões nos EUA nos próximos quatro anos.

Hoje, Trump disse que pediria “ao príncipe herdeiro, que é um cara fantástico, para arredondar para cerca de US$ 1 trilhão”.

O preço do petróleo bruto caiu 1% após os comentários de Trump.

Trump também elogiou os méritos do “bom e limpo carvão” para alimentar centros de dados necessários para inteligência artificial. “Precisamos do dobro da energia que temos atualmente nos EUA, para que a IA seja tão grande quanto queremos”, disse ele, acrescentando que usaria decretos de emergência para acelerar a construção de novas usinas de energia.

“Nada pode destruir o carvão —nem o clima, nem uma bomba, nada”, disse Trump. O preço das ações da Peabody, a maior empresa de carvão dos EUA, subiu 4% após as declarações.

Trump também falou positivamente sobre seu relacionamento com o presidente chinês Xi Jinping, culpando seu antecessor Joe Biden pelas relações tensas entre Washington e Pequim e expressando esperança de que a China pudesse ajudar a acabar com a guerra na Ucrânia.

“Tudo o que queremos é justiça”, disse Trump, acrescentando que buscava um campo de jogo nivelado com a China. Como as coisas estão, o relacionamento era “injusto”, acrescentou Trump.

Trump também criticou a União Europeia, descrevendo as multas aplicadas por Bruxelas contra empresas de tecnologia dos EUA por violarem as regras de concorrência como uma “forma de tributação”.

“São empresas americanas e não deveriam estar fazendo isso, na minha opinião”, disse Trump. “É uma forma de tributação. Temos algumas reclamações muito grandes com a UE.”

noticia por : UOL

23 de janeiro de 2025 16:51

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE