A Prefeitura, por meio do Eco Sorriso, informa que o ecoponto localizado ao lado do Cemeis Caminhos do Saber, no Bairro Jardim Primavera, será retirado na próxima semana. Os moradores da região continuarão tendo um ecoponto à disposição, o que está localizado na Avenida Noêmia Dal Molin.
A retirada do ecoponto vai garantir um ambiente mais limpo nas proximidades da unidade escolar. De acordo com o coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, em vários momentos foi registrado o descarte irregular de resíduos no local, o que pode, potencialmente, provocar a proliferação de insetos.
Além disso, o Ecoponto da Noêmia está dentro do novo padrão dos ecopontos que estão sendo instalados em cada um dos oito setores em que Sorriso foi dividida para a coleta de resíduos sólidos. Basicamente, a estrutura é composta por um contêiner de 12 m², doado pela empresa FS Bioenergia, que foi devidamente dividido para que cada reciclável vá para o lugar certo, garantindo assim que os resíduos possam ter o destino correto.
O coordenador lembra que, nos ecopontos, só podem ser colocados os seguintes itens: embalagens de plástico, papel, papelão, metal (alumínio, ferro, cobre), sacos plásticos, isopor, embalagens tetra pak (caixinhas de suco e leite), e vidro. Todos os recicláveis devem estar sem resto de alimentos, e, no caso, do vidro, deve ser colocado com cuidado para evitar acidentes na coleta.
Além do ecoponto da Noêmia, Sorriso conta com unidades para coleta de recicláveis no Villa Romana, na Escola Municipal Flor do Amanhã, na Praça da Integração e em frente ao Centro de Eventos Ari José Riedi.
O Município também faz a coleta seletiva porta a porta em mais de 70% dos bairros da cidade. Neste caso, os recicláveis devem ser colocados nos sacos de ráfia especialmente entregues para esta finalidade. Caso a pessoa não tenha a embalagem correta, pode ser utilizado saco transparente, sacola ou caixa de papelão.
Para quem precisar dos sacos de ráfia, pode solicitar pelo zap do Eco Sorriso, o 99603-7730.
Já a coleta de resíduos sólidos (restos de jardinagem, entulhos, cacarecos, tranqueiras e outros que se enquadram na categoria “não tem mais utilidade de jeito nenhum”) é feita oito vezes por ano, seguindo o calendário específico. Caso a necessidade de se desfazer destes itens seja imediata, a orientação é levar até o Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas (DMEG).
Confira a lista e o cronograma da coleta seletiva porta a porta:
Segunda-feira: Rota do Sol; Jardim Primavera; Jardim Bela Vista; Vitória Régia; Parque Universitário; São Mateus; Industrial 2 e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a Rua Tangará);
Terça-feira: Santa Clara I e II; Monte Líbano I e II; Benjamin Raiser; Jardim Amazônia; Jardim Itália; Recanto dos Pássaros; Novos Campos e Industrial 1 (da Rua Lions Club até a MT-242);
Quarta-feira: São Francisco; Alphaville; Santa Bárbara; Village I e II; Vila Romana; Portal Kaiabi; Jardim Tropical; Jardim Califórnia; Estrela do Sul, Jardim Ocidental, Boa Esperança 1 e 2; e Fraternidade;
Quinta-feira: Centro-Norte; Jardim das Acácias; Vila Bela e São Domingos;
Sexta-feira: Bom Jesus, Centro Sul; Jardim Alvorada; Novo Horizonte 1, 2 e 3; Nova Aliança; Morada do Sol; e Porto Alegre;
Sábado: Mário Raiter, Juscelino Kubitschek; Jardim das Américas; Santa Mônica; DIC Nova Prata; Santa Maria 1 e 2; Terra Brasil e Brasil Norte.
FONTE : MatoGrossoNews