TCU pede auditoria
Tribunal de Contas da União aprovou nesta quarta-feira (5) abertura de auditoria, em caráter de urgência, sobre a gestão da Previ. No pedido, o ministro Walton Alencar Rodrigues citou prejuízo de R$ 14 bilhões entre os meses de janeiro e novembro de 2024 do “Plano 1” da Previ.
Ministro citou também “situação de inequívoco risco”. Segundo ele, isso atinge todos os beneficiados pelo plano e apontou “que sérios problemas de gestão parecem estar a afligir a entidade”
Despacho foi encaminhado à Secretaria Geral de Controle Externo para levantamento de informações. “Há perspectiva de danos graves para o Banco do Brasil, cujo controle pertence à União”, afirmou o ministro. Sobre os investimentos do plano, segundo Rodrigues, o rendimento foi de 1,58% no ano passado.
O fato é seríssimo, elevando os riscos dos segurados do Banco do Brasil. Comparativamente aos anos anteriores, foi pífio o desempenho atual dos planos da Previ. No ano passado, o desempenho foi substancialmente menor, para quase todas as classes de investimento, renda fixa, renda variável, ativos, imobiliários e investimentos estruturados. Walton Alencar Rodrigues, ministro do TCU
Previ chama denúncia de ilação e diz que 2024 foi ano de volatilidades. “Acerca das ilações de falha na gestão, a entidade registra seu mais veemente repúdio, pois as informações rasas trazidas a público desqualificam um assunto de elevada importância para milhares de associados”, diz em nota
noticia por : UOL