Vance discursa na Cpac e diz que Europa está à beira da paz por mérito de Trump

O vice-presidente dos Estados Unidos, J. D. Vance, fez um discurso nesta quinta-feira (20) na Conferência de Ação Política Conservadora (Cpac, na sigla em inglês) em que defendeu a posição do presidente Donald Trump em relação à Guerra na Ucrânia e reafirmou a crença no restabelecimento da paz na Europa.

Vance ficou ao lado de Trump ao falar sobre o contato que o governo americano tem com o presidente russo, Vladimir Putin. “Como você vai acabar com a guerra se não estiver falando com a Rússia?”, indagou. A pergunta retórica é feita dois dias após uma delegação americana ter promovido um encontro de discussão com uma delegação do Kremlin.

Na última terça-feira (18), um time liderado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, reuniu-se em Riad, capital da Arábia Saudita, com uma delegação russa para discutir possíveis resoluções para a guerra. A Ucrânia não foi incluída no encontro, o que gerou reclamações do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski.

Durante a Cpac, Vance iniciou seu discurso fazendo uma referência pouco elogiosa à relação com a União Europeia. “A amizade é baseada em valores compartilhados”, disse. “Você não tem valores compartilhados se tem tanto medo do seu próprio povo que o silencia e o cala.”

O vice-presidente evitou falar da troca de insultos entre Trump e Zelenski —o americano chamou seu homólogo ucraniano de ditador e sugeriu que a Ucrânia teria começado a guerra; Zelenski afirmou que Trump somente repetiu desinformação russa.

Não somente se esquivando da polêmica, o vice-presidente chamou seu superior de “um negociador eficaz” que “não tira nada da mesa”. Segundo ele, os esforços de Trump levarão a União Europeia à paz: “Eu realmente acredito que estamos à beira da paz na Europa pela primeira vez em três anos”.

Vance disse que Trump, que também cobra que os aliados da Otan paguem mais pela defesa comum, quer alianças fortes com a Europa. “Mas eu realmente acredito que a força dessas alianças vai depender de levarmos nossas sociedades na direção certa”, concluiu.

As falas de Vance estão na esteira do discurso que fez durante a Conferência de Segurança de Munique, na semana passada. Na ocasião, o republicano criticou duramente os líderes europeus por não tomarem medidas mais firmes para controlar os migrantes que entram em seus países e os acusou de silenciar os críticos das políticas de migração.

Nesta quinta, no palco da Cpac, o vice-presidente foi aplaudido de pé quando a moderadora Mercedes Schlapp mencionou a participação da semana anterior.

Ao voltar para a política interna, mais tarde, Vance rejeitou as críticas dos democratas de que a Casa Branca não conseguiu se concentrar em reduzir a inflação. Para ele, é preciso considerar que Trump está no cargo há apenas um mês e que isso levará tempo. “Há muito mais que podemos fazer, mas acho que tivemos um bom começo“, afirmou.

Com Reuters e The New York Times

noticia por : UOL

21 de fevereiro de 2025 14:49

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE