'Missionários influencers' pregam em escolas públicas em 19 estados do país | UOL Prime #59

Adorar a Deus com cânticos de louvor e pregação da Bíblia em sala de aula ou no pátio de escolas públicas virou febre entre jovens.

Os chamados intervalos bíblicos ou devocionais ganharam milhares de adeptos nos últimos dois anos, invadiram as redes sociais e acenderam o alerta sobre eventuais ataques à laicidade do estado brasileiro.

Os encontros não têm padrão. Podem ser pequenos e organizados pelos próprios alunos —tendo a Bíblia como único “instrumento de trabalho” —ou contar com convidados externos e apresentações musicais.

Em alguns vídeos postados na internet é possível identificar a participação de professores e pastores. Há até “momentos de cura”, como os conduzidos pelo missionário Lucas Teodoro, de Goiânia.

Neste episódio do UOL Prime, a repórter Adriana Ferraz conta ao apresentador José Roberto de Toledo que a prática já ocorre em colégios estaduais ou municipais de ao menos 19 estados.

O destaque é Goiás, onde ‘missionários influencers’ lotam ginásios em cultos evangélicos que se passam por palestras motivacionais.

“O argumento de quem defende esses encontros é que eles são opcionais. Mas há casos de ginásios lotados, com imagens nas redes. Menores de idade são expostos nas redes sociais, chorando, às vezes, ajoelhados”, diz Adriana.

Os vídeos chamaram a atenção do Ministério Público de Pernambuco, que abriu um procedimento administrativo para averiguar se as reuniões ferem a laicidade das escolas.

Segundo o promotor de Justiça Salomão Ismail Filho, responsável pelo caso, a intenção não é proibir os encontros, mas garantir que não haja excessos nem proselitismo (ação de catequizar o próximo), que é vetado pela Constituição.

Toledo e Adriana também comentam sobre os efeitos dessa iniciativa, que se transformou em uma batalha ideológica e levou parlamentares da bancada evangélica a defender uma lei para liberar cultos em escolas públicas do país.

O podcast UOL Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.

noticia por : UOL

27 de fevereiro de 2025 8:09

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE