Série "Adolescência": especialistas comentam temas que aparecem na produção

A série “Adolescência” estreou há duas semanas na plataforma de streaming Netflix e, desde então, tornou-se tema de rodas de conversas. Especialistas que atuam com adolescentes reforçam importância de assistir à produção e citam temas que aparecem, tais como, saúde mental, bullying, ansiedade e violência.

De forma resumida, a série gira em torno de um adolescente de 13 anos, acusado de ter tirado a vida de outra jovem que estudava na mesma escola. Durante quatro episódios, a produção mostra a busca dos motivos pelos quais o crime teria ocorrido. 

Adolescência tem sido muito elogiada também por ter sido gravada sem cortes, ou seja, em um formato diferente das demais séries, o que a torna mais dinâmica. Desde que foi lançada, a produção está entre as mais vistas da Netflix.

Por que assistir à série Adolescência?

Lúcio Salazar, psicólogo e professor universitário, acredita que a série Adolescência traz uma abordagem sensível e realista sobre uma fase tão intensa e transformadora da vida.

Na opinião do profissional, a produção apresenta personagens bem construídos e tramas que exploram os desafios emocionais, sociais e familiares da juventude.

“A série Adolescência consegue captar a complexidade dessa etapa da adolescência, sem cair em estereótipos rasos. O grande mérito está na forma como aborda temas delicados de maneira autêntica, promovendo reflexões tanto para os adolescentes quanto para os adultos que os cercam”

Lúcio Salazar

Salazar analisa ainda que a série cria uma ponte de diálogo entre gerações. “Muitas vezes, pais e filhos enfrentam dificuldades de comunicação, e a série oferece um espaço para que ambos possam enxergar os desafios da adolescência por diferentes perspectivas”, comenta.

Assistir à série Adolescência, disponível na Netflix, traz benefícios para pais e filhos. “Para os jovens, a série é um reflexo de suas angústias e descobertas; para os pais, é uma oportunidade de compreender melhor as emoções e dilemas dos filhos”, opina.

Temas que aparecem na série Adolescência 

Na série “Adolescência aparecem vários temas importantes de serem discutidos, de acordo com especialistas que trabalham com jovens. Confira a seguir:

  • Saúde mental

  • Ansiedade

  • Depressão

  • Bullying

  • Sexualidade

  • Violência

  • Pressões sociais impostas pela era digital

  • Uso excessivo das telas

  • Falta de controle parental

  • Impacto das redes sociais na autoestima e na construção da identidade

  • Necessidade de espaços seguros para falar sobre emoções

  • Buscar apoio quando necessário

Confira também:

Saúde mental dos adolescentes: como cuidar

Série Adolescência estimula o diálogo

Fabiana Santana é assessora pedagógica [2]

Fabiana Santana, assessora pedagógica do programa Líder em Mim, acredita que pais e responsáveis de adolescentes devem assistir à série porque pode ser uma ferramenta geradora de algumas questões, como ditas acima, que numa conversa do dia a dia não surgiriam.

“A série Adolescência abre um excelente espaço para um diálogo construtivo com os jovens, dentro que que chamamos de uma escuta empática e sem julgamentos, como forma de nos aproximarmos cada vez do que pensam, ouvem e falam”

Fabiana Santana

A profissional sugere que tanto pais quanto filhos conversem sobre as percepções que venham a ter sobre a série e que façam também um paralelo com seu dia a dia.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Importância do desenvolvimento emocional nas escolas 

A assessora pedagógica Fabiana comenta ainda que, ao assistir à série Adolescência, perguntou-se como ainda não se trabalha o desenvolvimento socioemocional de maneira real e estruturada, de verdade, em todas as escolas.

“Ficou o sentimento também de o que mais poderia ser feito para agregar real valor ao trabalho proposto para o desenvolvimento socioemocional eficaz nas escolas, não só para o trabalho com os alunos, como para toda a equipe escolar e famílias que fazem parte da comunidade em que os alunos estão inseridos, como um todo”, acredita.

Fabiana aconselha ainda que as escolas analisem se estão abrindo espaço para perceber, através do real convívio social e de maneira intencional, questões que possam ser sinalizadas para ajudar aos pais e responsáveis em relação a questões que só se manifestam quando o aluno está no convívio coletivo.

Leia também:

Estreia série “Cem anos de solidão”. Veja detalhes sobre livro de Gabriel García Marquez que inspirou produção

Série sobre Ayrton Senna estreia hoje (29): veja 10 curiosidades sobre piloto de Fórmula 1

Créditos da imagens:

[1] e [2] Arquivo pessoal

Silvia Tancredi
Jornalista

noticia por : UOL

4 de abril de 2025 4:30

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE