Crise em alto-mar: cruzeiros com problemas no brasil e no mundo

Gramado espera atrair 700 mil turistas em 25 dias de ChocoPáscoa
Divulgação/Cleiton Thiele

Gramado espera atrair 700 mil turistas em 25 dias de ChocoPáscoa

A cidade de Gramado(RS) espera atrair mais de 700 mil visitantes entre 28 de março e 21 de abril, período que abrange a  ChocoPáscoa. A Capital Nacional do Chocolate Artesanal, como é considerada, irá oferecer diversas atividades gratuitas ao longo dos 25 dias de evento.

Além de movimentar o turismo na serra gaúcha, o evento deve incentivar a venda de chocolates artesanais. De acordo com a Associação dos Chocolateiros de Gramado (Achoco), a produção local deve crescer 10% em relação ao ano anterior, ultrapassando 700 toneladas.

Nestor Tissot (PP), prefeito da cidade, celebra o crescimento do evento: “Há 10 anos, nossa Páscoa começou pequena. Agora, estamos dando um novo rumo como em todos os eventos que promovemos. Gramado é a capital brasileira do chocolate artesanal e teremos quatro finais de semana de atrações e quase 30 dias de programação que irão movimentar a nossa cidade”.

A programação da Chocopáscoa Gramado

A programação inclui atividades culturais e religiosas em diversos pontos da cidade. A Rua Coberta receberá a Mara Cakes Fair, com talk shows, desfiles, oficinas, espaço infantil e exposições de confeitaria. Já a avenida Borges de Medeiros e a Praça das Etnias terão a Vila de Páscoa e a Casa do Pascoalino.

A cidade ainda conta com um museu bíblico, inaugurado em novembro de 2024.
Rebeca de Ávila

A cidade ainda conta com um museu bíblico, inaugurado em novembro de 2024.

A Parada de Páscoa, que foi revitalizada, vai ocorrer às sextas-feiras, sábados e domingos na avenida central. Outra atração consagrada é a Corrida do Coelho, que será realizada no sábado, 19 de abril, com chegada e partida no Lago Joaquina Rita Bier.

As oficinas gastronômicas de Páscoa seguem na programação em parceria com o Senac Gramado. No aspecto religioso, o Gramado Aleluia promoverá celebrações em igrejas e duas procissões ao ar livre: a de Ramos e a dos Passos.

Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, falou sobre a nova identidade, criada para celebrar a primeira década de evento: “Queremos comemorar os 10 anos da Páscoa em Gramado com mais personalidade e criamos a ChocoPáscoa, que será o grande evento do primeiro semestre. Teremos quase um mês de programação que culmina no feriado prolongado. Será um evento maravilhoso e que irá atrair muitos turistas”.

Cidade recuperada após chuva de 2024

Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul registrou a pior tragédia climática da história do estado. Entre as cidades atingidas, estava Gramado. O município registrou mais de 500 hotéis e restaurantes fechados, além de mil desabrigados por conta dos temporais e deslizamentos.

700 mil turistas em 25 dias: a programação da ChocoPáscoa Gramado
Agência Brasil

700 mil turistas em 25 dias: a programação da ChocoPáscoa Gramado

Na época, o prefeito chegou a temer um impacto semelhante ao registrado na pandemia. De acordo com a prefeitura, eram necessários R$ 40 milhões para retomar as perdas na infraestrutura. O prejuízo estimado na região foi de R$ 1 bilhão.

Já a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em 21 de outubro, reativou o turismo no estado. No Natal, Gramado e Canela lançam uma programação especial para atrair cerca de um 1,5 milhão de visitantes. A taxa média de ocupação hoteleira saiu de 35% para acima de 70%. Na semana do Natal, ficou na casa de 90%.

Fonte: Turismo

FONTE : MatoGrossoNews

3 de abril de 2025 5:33

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE