
Rio com jacarés no Babcock Ranch Eco Tours
Quando se pensa em viajar para a Flórida, nos Estados Unidos, o primeiro destino que vem à cabeça de muitas pessoas é a Disney, em Orlando, ou até mesmo Miami. Mas, longe da correria dos parques e da multidão das lojas, há um estado inteiro para ser explorado — principalmente para quem quer uma viagem mais calma e relaxante.
A cidade de Punta Gorda, localizada no sudoeste da Flórida, é um exemplo de trajeto mais tranquilo, mas para quem ainda sim quer fazer algumas compras — especialmente de produtos artesanais —, comer bem, ter uma imersão na cultura floridense e, claro, tudo com muito conforto.
Aos amantes da natureza, a cidade ainda oferece atividades mais radicais, em que é possível ter um contato mais próximo com os animais e vegetação da região. Nesse quesito, Punta Gorda se mostra um local com programação para todos os gostos, já que os passeios vão desde galerias de arte a expedições pela vida selvagem da Flórida.
Confira, abaixo, algumas dicas do que fazer, onde ficar e o que comer pela cidade.
O que fazer em Punta Gorda?
Galeria de arte

Obras de arte no Visual Arts Cente
O Visual Arts Center conta com exposições sazonais e também fornece aulas de pintura, cerâmica, escultura em vidro, joalheria, entre outros, para todas as idades e níveis de habilidade — os cursos são pagos, mas estudantes têm desconto na matrícula. O local ainda dispõe de uma loja com produtos artesanais, onde é possível comprar quadros, roupas e até mesmo bijuterias.
Do lado de fora da galeria, também há um painel colorido que é um ótimo cenário para fotos individuais ou em família.
Complexo de lojas

Entrada do Fishermen’s Village
Ao lado da galeria há o Fishermen’s Village, um complexo com lojas, acomodações, restaurantes, praia e lazer, tudo em um só lugar. O local é uma ótima pedida para quem deseja aproveitar uma viagem tranquila pelo sudoeste da Flórida, mas não quer depender de carro.
Na parte de baixo, o visitante encontra uma grande variedade de lojas, que vendem joias, roupas, bolsas, presentes, enfeites, artigos de cozinha, além de sorveterias, cafés, bares e restaurantes, com acesso à praia.

Hóspedes têm acesso a espécie de praia privativa
No andar de cima, estão as acomodações: o The Suites. Os apartamentos são bem espaçosos e acomodam até quatro pessoas, sendo duas suítes e uma sala com varanda com vista para o mar. Quem for se hospedar no local ainda pode economizar com as refeições e comprar ingredientes no mercado, já que as suítes contam com uma cozinha bem equipada — os mais aventureiros podem, inclusive, pescar seu próprio peixe no andar de baixo.
Os valores para locação variam de acordo com a época do ano, mas a dica é se programar e reservar a hospedagem com antecedência, já que as suítes geralmente esgotam rápido em datas comemorativas, especialmente no Dia dos Namorados (Valentine’s Day nos Estados Unidos, celebrado em 14 de fevereiro).
O complexo ainda conta com um espaço para eventos, que pode ser usado para comemorações de aniversários ou casamentos, por exemplo.
Jardim botânico com esculturas hiper-realistas

Esculturas hiper-realistas são ponto forte do jardim botânico
Para quem ama natureza e arte, o Peace River Botanical & Sculpture Gardens pode ser uma opção de passeio por Punta Gorda. O santuário de mais de 120 mil metros quadrados combina a vegetação de cinco ecossistemas em um só lugar, entre árvores, plantas e grande variedade de flores. O passeio guiado ainda leva o visitante para conhecer esculturas que conversam com o ambiente, feitas em aço, pedra, bronze e outros materiais.

Vista do píer
Um dos pontos fortes do local são as esculturas hiper-realistas, feitas pela artista Carole Feuerman. Elas podem ser encontradas ao longo do passeio, em meio a árvores e até mesmo dentro de um lago. O jardim ainda conta com um borboletário, um píer e uma loja de lembrancinhas.
Safari

Tour pelo rancho conta com explicação e acompanhamento de guia
Aos mais aventureiros, há a opção de um tour pela vida selvagem da Flórida. No Babcock Ranch Eco Tours, o visitante embarca no ônibus de safari com um guia para uma imersão pelo habitat natural dos animais da região em que, além de ser possível ver plantas exóticas, também faz o visitante ver de perto bichos como vacas, bezerros, cavalos, veados, porcos e perus. O ponto forte do passeio, no entanto, é quando o ônibus passa sobre um lago repleto de jacarés, formando uma cena realmente impressionante. Dependendo do dia, é possível até mesmo acariciar um dos filhotes.
O tour ainda passa em frente às casas de cowboys que trabalham no rancho, por uma árvore de mais de 300 anos — uma verdadeira relíquia da região — e pelos maiores painéis de energia solar do estado. O cenário é tão memorável que foi até mesmo palco do filme Just Cause, um thriller de 1995 que conta com nomes como Sean Connery, Blair Underwood, Ed Harris e Scarlett Johansson no elenco.
No final do tour, o turista ainda pode levar um pouco da experiência para casa passando na lojinha de lembrancinhas, que tem opções de chaveiros, enfeites e até mesmo de brinquedos para as crianças. A excursão dura cerca de 90 minutos e tem preços a partir de $24, podendo fazer reservas pelo site.
Passeio de barco com karaokê

Pôr do sol durante o passeio de barco
Para quem gosta de algo tranquilo, mas nem tanto assim, a cidade também conta com a opção de um passeio de barco passando por belas paisagens da região de Charlotte Harbor, com música da sua escolha e karaokê. A dica é marcar o passeio para o fim da tarde, assim é possível ver o pôr do sol e, durante a noite, as luzes da cidade.
O barco pode ser reservado para celebrar um aniversário, uma ocasião especial ou apenas para se divertir entre amigos ou com a família. Os visitantes podem, ainda, fazer uma espécie de piquenique, levando a comida e bebida de sua preferência. A capacidade da embarcação é de 13 pessoas e o passeio pode ser reservado pelo site, com preços começando em $ 39.95.
Excursão de caiaque

Excursão de caiaque tem acompanhamento de instrutores
A excursão de caiaque é definitivamente um dos passeios mais divertidos para quem gosta de uma boa aventura. Em uma experiência de aproximadamente 2h30, os visitantes conseguem ver de perto animais como golfinhos, peixe-boi e água-viva — a ponto de passarem ao lado e até mesmo embaixo do caiaque — enquanto apreciam a paisagem de um manguezal.
Para quem tem vontade de participar, mas ainda tem receio ou medo de comandar um caiaque sozinho, tem a opção de alugar um caiaque duplo e fazer todo o trajeto acompanhado. Além disso, os instrutores fazem a expedição inteira junto com o grupo, são atenciosos, ajudam e falam sobre a vida marinha e natureza da região.
A dica para os dias mais quentes é passar muito protetor solar antes do passeio, mas também levá-lo em uma bolsa para fazer o retoque — além de outros itens que possa precisar ao longo do trajeto, como garrafa de água, boné e óculos de sol. Importante ressaltar que o ideal é usar roupas de banho, já que é uma atividade que molha, então também é necessário tomar cuidado com itens mais sensíveis, como documentos e o celular — nesse caso, a recomendação é usar uma capa à prova d’água para proteção.
Os instrutores também pedem que o visitante use sapatilhas aquáticas — que podem ser encontradas facilmente em lojas como o Walmart por um preço acessível —, já que a região do passeio é bem rochosa.
O lugar ainda oferece a opção de fazer stand up paddle e os preços dos passeios começam em $ 45.
Praia em Englewood

Praia tem areia e pedrinhas
Para quem não abre mão de uma praia e está fazendo a viagem de carro, Englewood Beach fica a cerca de 45 minutos de Punta Gorda e vale a visita. Ela é muito popular na região e fica cheia especialmente durante o inverno, quando os pássaros da neve descem até a praia, que é repleta de pedrinhas. O local também conta com diversos restaurantes e hospedagens para quem deseja passar mais tempo por lá.
Vida noturna
Embora os estabelecimentos não fiquem abertos até altas horas da madrugada, como estamos acostumados em cidades grandes, a vida noturna de Punta Gorda conta com algumas opções de programas interessantes, como bares, pubs e restaurantes — que ficam cheios e bem animados durante a noite. Vale a pena fazer um passeio pelo centro da cidade para conhecer o outro lado da região do sudoeste da Flórida.
Onde se hospedar?
The Wyvern Hotel

Suíte do hotel
O Wyvern Hotel é uma ótima opção para quem busca um local confortável, discreto e com estilo refinado para se hospedar em Punta Gorda. Com quartos espaçosos e ambiente climatizado, o hotel tem um restaurante no interior e um bar no rooftop, onde é possível ter acesso a uma bela vista de Charlotte Harbor e apreciar o pôr-do-sol. A acomodação é localizada no centro de Punta Gorda, o que torna a locomoção pela cidade mais fácil.
No site do hotel é possível ter acesso a valores, promoções e à programação variada feita pelo estabelecimento.
Sunseeker Resort

Vista de uma das piscinas do resort
Inaugurado há pouco mais de um ano, o Sunseeker Resort Charlotte Harbor é o hotel perfeito para quem busca uma experiência mais luxuosa e completa. Além de quartos espaçosos, confortáveis e com uma bela vista para o Peace River, o resort conta com diversos espaços de lazer, que incluem: piscinas (quente, fria e com borda infinita) no último andar do prédio, um fireplace, bares, restaurantes, academia ampla com equipamentos technogym, aulas de pilates e yoga, spa e salão de beleza. Há ainda uma “bridal suite” para noivas se arrumarem, que dão acesso direto ao salão.

Quarto com varanda e vista para a ponte
As suítes premium contam com ar condicionado, luz automatizada, vista para a ponte que corta o rio, TV com streaming, espelho com luz de LED e escrivaninha. Há também a opção da “sunsuite”, que é um mini apartamento, com cozinha, lavanderia, sala e varanda.
A inauguração do Sunseeker Resort foi vista como uma grande conquista para a população de Punta Gorda, já que ocorreu depois da pandemia e do furacão Ian, de 2022, que causou devastação em diversos pontos da Flórida.
Apesar de o hotel contar com várias atividades para os hóspedes, os bares e restaurantes podem ser acessados por visitantes também.
Onde comer?
Perch 360

Restaurante fica no topo do The Wyvern Hotel
O Perch 360 fica localizado no rooftop do The Wyvern Hotel. É um ótimo lugar para almoçar enquanto observa a vista da cidade, que, como o nome já diz, pode ser vista a 360º. O local ainda conta com ventiladores potentes para os dias mais quentes e tem um cardápio variado, com opções como saladas, sanduíches, tacos, peixes, camarão e pratos com frango ou bacon.
Durante a noite, o restaurante também é uma opção interessante, funcionando como uma espécie de bar, com música, drinks e karaokê, além de o visitante poder ter acesso a uma bela vista noturna de Punta Gorda.
Burgr’ Bar

Local tem refeições focadas em café da manhã e brunch
O restaurante foi eleito, pela escolha do povo, como o de melhor x-burguer e café da manhã do ano de 2018 pelo Charlotte Sun. Ele tem opções focadas especialmente no café da manhã, com omeletes, french toast, panquecas, sanduíches e os famosos biscuits and gravy (biscoitos com molho, na tradução literal), prato típico da região, que consiste em biscoitos macios, com um molho branco, linguiça e muitas vezes outras carnes, como bacon e presunto.
88 Keys Florida Restaurant

Restaurante tem ambiente mais refinado
No térreo do Wyvern Hotel, temos o 88 Keys Florida Restaurant, que serve café da manhã e jantar — e também é aberto ao público de fora do hotel. O local oferece um ambiente mais refinado, mas confortável ao mesmo tempo, e os ingredientes usados em alguns pratos servidos no jantar são provenientes de produtores locais. No 88 Keys é possível encontrar drinks, vinhos, uma grande variedade de frutos do mar, pratos com carne e frango, além de opções vegetarianas e veganas. O cardápio completo pode ser conferido no site do restaurante.
Sandbar Tiki & Grille

Durante a noite, espaço oferece música ao vivo e pista de dança
Um dos restaurantes em volta de Englewood Beach é o Sandbar Tiki & Grille, que conta com uma área coberta e outra ao ar livre, além de diversas opções de refeição, como sanduíches, saladas, wraps e até mesmo pratos com arroz e feijão preto. O local é ótimo para um almoço pós-praia, mas também pode ser uma boa opção para ir mais tarde, já que o Sandbar também tem noite de jogos, música ao vivo e até uma pista de dança para os clientes se divertirem entre amigos e família. Acesse o site do restaurante para conferir a programação de shows e cardápio.
TT’s Tiki Bar

Ambiente cria experiência para deixar os clientes com os pés na areia
Embora também funcione durante o almoço, o TT’s Tiki Bar é perfeito para um passeio noturno pela cidade, em um ambiente com comida, drinks — com e sem álcool —, música ao vivo e uma bela vista do rio, o que torna a experiência ainda melhor durante a noite. No local, é possível se sentar em cadeiras baixas com os pés na areia e aproveitar a vista ao ar livre.
O menu conta com opções de aperitivos, tacos, saladas, hambúrgueres e sobremesa. No site do restaurante tem a grade completa de programação de shows, além de mais fotos do local e cardápio.
*A jornalista viajou a Punta Gorda a convite da Visit Florida.
Fonte: Turismo
FONTE : MatoGrossoNews