O ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, alertou que as tarifas de Washington “causarão graves prejuízos aos países em desenvolvimento, especialmente os menos desenvolvidos, e podem até desencadear uma crise humanitária”, de acordo com um comunicado divulgado por seu gabinete.
“Os Estados Unidos continuam introduzindo medidas tarifárias, gerando grande incerteza e instabilidade ao redor do mundo e causando caos tanto internacionalmente” quanto dentro de seu próprio país, acrescentou ele durante uma conversa telefônica na sexta-feira com a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala.
– “Otimista” –
A China afirmou, na sexta-feira, que “ignorará” quaisquer novos aumentos de tarifas impostos pelos Estados Unidos a partir de agora, dizendo que “neste nível”, “os produtos americanos exportados para a China não têm mais nenhuma chance de serem aceitos no mercado”.
O país asiático também anunciou que apresentaria uma queixa à OMC sobre a última rodada de tarifas de Trump, depois de ter recorrido ao órgão esta semana.
As exportações chinesas para os Estados Unidos ultrapassaram os US$ 500 bilhões (R$ 3 trilhões na cotação da época) no ano passado, representando 16,4% do total, de acordo com os serviços alfandegários de Pequim.
noticia por : UOL