Ucrânia busca soluções para estrutura de confinamento danificada em Chernobyl, diz ministra

Hrynchuk disse que a Ucrânia estava trabalhando em conjunto com especialistas para determinar a melhor maneira de restaurar o funcionamento adequado da estrutura de contenção, ou arco, após o ataque de drones em 14 de fevereiro.

“Infelizmente, após o ataque, o arco perdeu parcialmente sua funcionalidade. E agora, creio que já em maio, teremos os resultados da análise que estamos realizando…”, afirmou.

Participaram da análise, segundo ela, o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento, instituições científicas e empresas envolvidas na instalação do arco em 2019 para cobrir o vazamento do “sarcófago”, colocado às pressas nas semanas seguintes ao desastre de Chornobyl em 1986.

“Em algumas semanas, teremos os primeiros resultados desta análise”, estimou.

“Estamos trabalhando ativamente nisso… É claro que precisamos restaurar o ‘arco’ para que não haja vazamentos em nenhuma circunstância, porque garantir a segurança nuclear e radiológica é a principal tarefa.”

Autoridades da usina disseram que o ataque do drone abriu um grande buraco na cobertura externa da nova estrutura de contenção e explodiu por dentro. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chamou o incidente em Chornobyl de “uma provocação”.

noticia por : UOL

13 de abril de 2025 5:34

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE