O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (Lacen), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai realizar um webinar sobre vigilância laboratorial para arbovírus, como dengue, zika e chikungunya, na próxima quarta-feira (30.4), das 9h às 12h.
As inscrições podem ser feitas no endereço (https://forms.gle/HUTykmsboSbeFqhMA) e a ação será transmitida pelo Google Meet no link (https://meet.google.com/yfm-mnaz-pft).
Segundo a diretora do Lacen,, Elaine de Oliveira, a capacitação vai proporcionar aos profissionais de saúde um melhor conhecimento das atividades realizadas pelo Lacen e pela rede laboratorial.
“Vamos apresentar todo o processo desenvolvido dentro do laboratório, desde a entrada da amostra até a liberação do resultado no sistema, oportunizando a eles uma compreensão sobre o que fazemos e da importância do pré analítico, bem como seu impacto diretamente no diagnóstico, na resposta rápida e, consequentemente, na atuação frente às emergências em saúde pública”, explicou Elaine.
Durante o webinar, será exibido um vídeo sobre o processo de vigilância laboratorial para arbovírus e, logo após, os palestrantes da equipe do Lacen-MT vão fazer esclarecimentos e tirar dúvidas. Esse material será disponibilizado no canal do laboratório para consultas posteriores.
“Hoje fazemos inúmeras análises com a utilização de metodologias para sorologia [que analisa a presença de anticorpos], biologia molecular [que verifica a presença do vírus e identifica o sorotipo como no caso da dengue] e o sequenciamento genético que usa as amostras da biologia molecular e nos dá a possibilidade de identificar os genótipos e de fazer vigilância genômica”, acrescentou.
O Lacen publicou uma nota técnica a respeito do diagnóstico laboratorial para infecção por arbovírus que reforça a importância de a instituição receber as amostras para realizar exame RT-PCR, especialmente nos casos de síndrome febril aguda, com suspeita clínica de arbovirose.
A partir dos dados coletados, o Lacen realiza a construção de árvores filogenéticas que revelam por onde o vírus entrou no Estado, quando isso ocorreu e como tem se dispersado entre os municípios. Essas informações são estratégicas para as equipes de vigilância em saúde, permitindo o direcionamento de ações específicas de prevenção e controle, com foco nas áreas mais vulneráveis ou de maior risco de disseminação viral.
Estreia da série Conexão LAB
Esse é o primeiro webinar do Conexão LAB, uma série composta por oito episódios que serão realizados uma vez ao mês para tratar de temas de relevância para a vigilância laboratorial. Os assuntos serão definidos de acordo com a logística de diagnóstico e a demanda de encaminhamentos das amostras. Em maio, o tema serão os vírus respiratórios.
“A série Conexão LAB fortalece a integração entre a vigilância laboratorial e os demais serviços de saúde, promovendo uma atuação mais eficaz no enfrentamento das emergências de saúde pública”, complementou Elaine.
O Lacen presta serviços desde 1975, sendo referência em análises de vigilância em saúde no Estado de Mato Grosso. O laboratório atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS) com oferta de exames de sorologia, biologia molecular, micro bacteriologia, microbiologia clínica, entre outros.
Fonte: Governo MT – MT
FONTE : MatoGrossoNews