Trump fala em 'período de transição' e minimiza risco de recessão nos EUA


Declaração do republicano ocorre apesar dos impactos negativos atribuídos ao seu tarifaço e à guerra comercial em curso com a China. No 1º trimestre, o PIB dos EUA recuou 0,3% em taxa anualizada. Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Mike Stewart/ AP Photo
O presidente Donald Trump afirmou nesta sexta-feira (2) que os Estados Unidos estão em um “período de transição” e que o país terá resultados “fantásticos”, mesmo diante dos impactos negativos atribuídos ao seu tarifaço e à guerra comercial em curso com a China.
A declaração do republicano, na qual também minimizou os efeitos de uma eventual recessão econômica nos EUA, ocorreu durante uma entrevista à NBC News. Questionado se seria aceitável uma recessão de curto prazo, Trump afirmou que “está tudo bem”.
“Olha, sim, está tudo bem. O que estamos passando, eu disse, é um período de transição. Acho que vamos nos sair fantasticamente.”
LEIA TAMBÉM
Trump diz que EUA estão fazendo algo que já deveria ter sido feito
‘Supertaxa das blusinhas’ de Trump entra em vigor nesta sexta-feira (2)
Trump 100 dias: aprovação do presidente dos EUA despenca
O comentário de Trump sobre a transição econômica dos EUA reitera uma postagem feita por ele mais cedo nas redes sociais, na qual destacou a força do mercado de trabalho do país e reiterou seu pedido para que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) reduza os juros.
“Estamos apenas em um estágio de transição, só começando!”, escreveu Trump. A publicação veio após a divulgação de dados nos EUA mostrarem uma leve desaceleração na criação de empregos em abril.
Além disso, na última quarta-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA teve queda de 0,3% em taxa anualizada no primeiro trimestre, após aumentar 2,4% nos últimos três meses de 2024, de acordo com dados preliminares do Departamento do Comércio do país.
🔎 A taxa anualizada mostra como a economia cresceria em um ano se o ritmo atual for mantido. Essa medida é usada para facilitar a comparação com o crescimento de outros períodos.
O resultado contraria as primeiras expectativas dos analistas, que previam uma alta de 0,3% para o período, e foi puxado por uma grande quantidade de bens importados por empresas que queriam evitar custos mais altos da política de tarifas anunciada pelo presidente dos EUA.
Além disso, a confiança do consumidor no país está próxima dos níveis mais baixos em cinco anos, e o sentimento empresarial despencou. As companhias aéreas, por exemplo, citam incerteza devido às tarifas, enquanto economistas alertam que as taxas aumentarão os custos para empresas e famílias.
Donald Trump completa 100 dias de governo nos EUA
Popularidade em queda
Trump, que acaba completar 100 dias de governo, tem enfrentado um crescente descontentamento público em relação à sua gestão da economia. Muitos economistas preveem que a ampla gama de tarifas impostas nos últimos meses aumentará a inflação e desacelerará o crescimento.
Uma pesquisa do instituto Ipsos, do jornal “Washington Post” e da rede de TV ABC News, por exemplo, mostrou no último domingo (27) que Donald Trump é o presidente dos EUA com pior aprovação aos 100 dias de mandato em 80 anos.
Veja o resultado:
Aprovam Trump: 39%
Desaprovam: 55%
Não responderam: 5%
Os números não somam 100% por conta de arredondamentos.
Sobre a economia do EUA, 73% disseram que ela está em má situação, 53% afirmaram que piorou desde que Trump tomou posse e 41% disseram que as suas finanças pessoais pioraram.
Na terça-feira (29), Trump contestou as recentes pesquisas de opinião e afirmou que elas são manipuladas. Trump sugeriu que teria cerca de 70% de aprovação, o que contraria dados de vários institutos de pesquisa.
As declarações de Trump foram feitas durante o discurso de 100 dias de governo. Em tom de campanha eleitoral, o presidente falou para apoiadores em um evento no Michigan.
Na ocasião, o presidente alegou que os institutos de pesquisa entrevistam mais democratas do que republicanos e que, por isso, os dados de aprovação não seriam tão favoráveis.
* Com informações da agência de notícias Reuters
source
Fonte: G1

3 de maio de 2025 12:09

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE