Vaticano ao vivo: assista chaminé e fumaça da 1ª votação do conclave

Durante o conclave, os cardeais não podem manter qualquer tipo de comunicação com o exterior. É proibido enviar mensagens eletrônicas ou alimentar perfis nas redes sociais, por exemplo.

Imagem
Imagem: Arte/UOL

Durante a votação, os cardeais escrevem à mão o nome dos seus escolhidos, dobram papel e o levam erguido até o altar, para que esteja bem visível. Papel tem a frase “Eligo in Summum Pontificem” (“Elejo como Sumo Pontífice”) na parte superior, com um espaço em branco abaixo.

Caso não haja um consenso até o quarto dia de votação, é feita uma pausa para oração e diálogo entre os eleitores. A votação reinicia no sexto dia e vai até o 12º. Outras pausas podem ser feitas no sétimo e décimo dia.

Após 12 dias e 34 votações, o sistema muda. Nesse caso, a escolha passa a ser entre os dois mais votados no 34º turno. No entanto, permanece o quórum de dois terços.

No último ato antes de ser apresentado aos fiéis, o papa eleito tem alguns minutos sozinho para refletir e se preparar na chamada “sala das lágrimas”. Ela fica localizada à esquerda do altar maior do local, sob a obra “Juízo Final” de Michelangelo.

noticia por : UOL

8 de maio de 2025 17:52

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE