Dia do profissional do marketing: um convite à responsabilidade

DAYANE NASCIMENTO

No dia 8 de maio, é comemorado o Dia do Profissional de Marketing. Uma data para reconhecer os profissionais que atuam diariamente pensando em estratégias, marcas, posicionamento, campanhas, resultados. Mas também é um ótimo momento para refletir: como estamos fazendo marketing? E a que custo? 

Muito se fala sobre o impacto do marketing nas vendas, no crescimento das empresas e na diferenciação de mercado. Sim, tudo isso faz parte da nossa atuação. Mas ser profissional de marketing vai além de gerar resultados é também entender como esses resultados são alcançados e quais efeitos acarretam na sociedade*. 

Precisamos chamar atenção à importância do papel crítico do profissional de marketing. Mais do que executar campanhas, uma das funções centrais do nosso trabalho é avaliar, discutir e criticar as práticas de marketing que adotamos. 

Precisamos nos perguntar com frequência: Estamos usando os dados dos consumidores com responsabilidade? Nossas campanhas reforçam estereótipos ou promovem inclusão? A comunicação que fazemos gera desejo ou insegurança? Estamos vendendo propósito ou apenas criando narrativas convincentes? 

Essas perguntas importam e dizem muito sobre a nossa ética profissional. Não é só sobre vender mais. Óbvio que queremos e precisamos gerar resultados. Mas não a qualquer custo. Não passando por cima de valores importantes, como respeito ao outro. 

O marketing que queremos exercer é aquele que conecta pessoas, constrói marcas com propósito e respeita o consumidor. O marketing que não se resume a fórmulas prontas, gatilhos de escassez ou “hacks” de conversão. 

O verdadeiro marketing, como nos ensinou Philip Kotler, professor norte-americano considerado o ‘pai do marketing moderno’, é aquele que cria valor real e duradouro. Segundo ele, “é mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato”. 

Essa é uma provocação para o nosso dia. Por isso, neste Dia do Profissional de Marketing, deixo uma reflexão: Estamos atuando como profissionais comprometidos com a construção de marcas responsáveis? Ou estamos apenas fazendo o que for preciso para alcançar números? 

O marketing é uma das ferramentas mais poderosas da sociedade. Como profissionais, cabe a nós decidir se usaremos essa força para potencializar o que há de melhor ou apenas para manipular comportamentos em busca de curto prazo. 

Parabéns a todos os profissionais de marketing que, além de criar, analisar e entregar resultados, também refletem, questionam e transformam! Seguimos juntos, fazendo marketing com consciência, propósito e impacto.

 

Dayane Nascimento, consultora marketing com formação na UFMT, especialista em planejamento estratégico e economia comportamento pela ESPM/SP e empresária.

>>> Siga a gente no Twitter e fique bem informado

FONTE : ReporterMT

8 de maio de 2025 18:33

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE