Adesão ao Dia D de vacinação preocupa autoridades de saúde em Rondonópolis

Mesmo com o esforço concentrado da Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Dia D de vacinação contra a gripe, realizado no sábado (10), teve adesão considerada abaixo do ideal. A ação mobilizou 64 unidades de saúde abertas das 7h às 17h, com foco no público prioritário da campanha contra a influenza, além da oferta de vacinas do calendário de rotina para todas as idades.

Durante a ação do sábado, 1.950 pessoas foram imunizadas contra a gripe e 495 atualizaram suas carteiras com vacinas de rotina. Apesar da movimentação, os números ainda estão distantes da meta esperada, que é de 88.831 pessoas, especialmente considerando o cenário epidemiológico atual e a baixa cobertura vacinal registrada no município.

Rondonópolis é uma das cidades com os piores índices de vacinação do estado de Mato Grosso. Essa realidade tem preocupado a secretária municipal de Saúde, Tânia Balbinotti, que reforça o apelo à população.

“Nós estamos trabalhando forte, concentrados em mudar a realidade dos índices de vacinação em Rondonópolis. Vacinas salvam vidas, impedem doenças e nós precisamos de mais consciência. Ainda vemos pais se recusando a vacinar seus filhos — inclusive quando as equipes vão às escolas. Essa realidade precisa mudar.”

Segundo dados da Secretaria, a cobertura vacinal contra influenza no público prioritário — como idosos, crianças pequenas, gestantes e puérperas — ainda está em torno de 25,06%, o que corresponde a 14.263. Um índice muito abaixo do necessário para proteger a comunidade contra surtos de gripe durante o período sazonal, quando aumentam as ocorrências de doenças respiratórias.

Para facilitar o acesso às vacinas, a Prefeitura implantou uma importante mudança na rotina das unidades básicas de saúde. A vacinação agora está disponível em qualquer horário de funcionamento dos postos, e não mais em dias ou horários restritos, como ocorria anteriormente.

“Essa é uma medida importante para facilitar a vida de quem trabalha, de quem tem horários apertados. Não há mais desculpa. A vacina está disponível todos os dias, em todas as unidades abertas”, reforçou a secretária.

A influenza é uma doença que pode levar a complicações graves, especialmente em idosos, crianças e pessoas com comorbidades. A vacina trivalente oferecida pelo SUS protege contra as principais cepas em circulação neste ano: influenza B, H1N1 e H3N2.

Além da imunização contra a gripe, todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação continuam disponíveis, como BCG, hepatite B, poliomielite, tríplice viral, febre amarela, HPV, entre outras.

“Vacina é coisa séria. Há décadas o mundo usa a vacinação para eliminar doenças. Temos doenças que foram erradicadas por causa da vacina. Não podemos permitir retrocessos”, destacou Tânia Balbinotti.

A Secretaria de Saúde segue em alerta e convida a população a procurar a unidade de saúde mais próxima, verificar sua carteira de vacinação — ou fazer uma, caso não possua — e manter as doses em dia. A meta é clara: virar esse jogo e garantir a proteção de toda a cidade.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

FONTE : MatoGrossoNews

13 de maio de 2025 12:36

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE