Pantanal encanta operadores norte-americanos e se consolida como novo safári das Américas

O Governo de Mato Grosso articulou, em parceria com a Embratur e o Sebrae/MT, uma importante ação de promoção internacional do Pantanal como destino de safári para operadores de turismo dos Estados Unidos e Canadá. O famtour, viagem de familiarização, ocorreu entre os dias 17 e 23 de maio e reuniu sete representantes de grandes operadoras especializadas em ecoturismo e vida selvagem, como parte de uma estratégia iniciada ainda em 2024 para consolidar o bioma pantaneiro no mercado internacional.

A ação é resultado de diversas reuniões técnicas com a Embratur, que realizou uma pesquisa de interesse entre operadoras estrangeiras. O estudo revelou uma crescente demanda dos norte-americanos por destinos de natureza exuberante, colocando o Pantanal em evidência frente a tradicionais roteiros africanos de safári.

“O nosso Estado é enorme, com imensas potencialidades, mas quando falamos em público internacional, o Pantanal é nosso carro-chefe. Trazer operadores para vivenciar essa experiência é fundamental. A partir do momento que vivem isso, eles vendem com propriedade”, destacou a secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Maria Letícia Costa.

Durante o famtour, os operadores visitaram locais como a Fazenda Maués e a Baía de Siá Mariana, além do Museu da Viola de Cocho. Eles puderam vivenciar de perto a fauna, flora, a cultura e a hospitalidade pantaneira.

Essa estratégia de promoção se estende até o fim do ano com a realização da Galeria Visit Brasil – Pantanal, prevista para ocorrer de 28 de outubro a 1º de novembro em Nova York. A mostra reunirá imagens, sons, sabores e experiências autênticas do Pantanal, apresentando-o como um safári sul-americano com espécies únicas, como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira e o lobo-guará, além de um rico repertório cultural e gastronômico.

“Selecionamos operadores que já vendem safáris africanos e não conheciam o Pantanal Norte. Nosso objetivo é posicionar o Brasil, e especialmente Mato Grosso, como alternativa competitiva ao turismo de natureza internacional”, explicou a coordenadora de articulação com o trade nacional da Embratur, Carina Câmara. Ela destacou ainda que a ação visa atrair um novo perfil de turista, potencializando a inserção do produto Pantanal nas prateleiras internacionais.

O impacto imediato já é perceptível. Segundo a gestora estadual de Turismo do Sebrae/MT, Fabíola Lima, durante a rodada de negócios promovida no dia 21 de maio, foram contabilizadas 65 negociações com potencial de movimentar R$ 17,8 milhões na economia do estado.

“O foco é fortalecer os pequenos negócios do bioma e ampliar sua atuação no mercado internacional. É uma forma de gerar oportunidades sustentáveis com base no turismo responsável e nas experiências autênticas”, afirmou.

Para o operador Peter de Sousa, que atua no Colorado (EUA) e cresceu no Quênia, o Pantanal surpreendeu.

“Já fiz muitos safáris na África. O Pantanal foi um dos meus melhores. A diversidade de aves e espécies únicas é incrível. Não se trata de comparar com a África, mas sim de reconhecer que ambos oferecem experiências de altíssimo nível. E já quero voltar ano que vem com minha família”, disse.

Além da articulação com operadoras, a Embratur trabalha em parcerias estratégicas com canais internacionais, como a National Geographic, para ampliar o alcance e o reconhecimento do Pantanal mato-grossense como um dos principais destinos de vida selvagem do mundo.

Fonte: Governo MT – MT

FONTE : MatoGrossoNews

24 de maio de 2025 19:36

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE