O Santos finalmente pôs fim a um incômodo jejum de sete jogos sem vitória. Na noite deste domingo, o Peixe bateu o Vitória por 1 a 0, no Barradão, em partida válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. O gol salvador foi anotado por Guilherme, que garantiu o triunfo santista e a primeira vitória sob o comando do técnico Cléber Xavier.
O último resultado positivo do Alvinegro Praiano havia sido em 16 de abril, há mais de um mês, tornando este resultado um alívio crucial. Apesar de ainda estar na zona de rebaixamento, a equipe deixou a vice-lanterna, subindo para a 18ª posição com oito pontos. O Vitória, por sua vez, ocupa o 17º posto, com nove pontos.
O Jogo
A partida começou com o Santos criando uma grande oportunidade. Barreal lançou Guilherme, que avançou cara a cara com o goleiro Lucas Arcanjo, mas finalizou por cima, desperdiçando a chance de abrir o placar. No entanto, a redenção não demorou. Aos 19 minutos, em uma jogada bem trabalhada, Guilherme tocou para Deivid Washington, que acionou Souza. O lateral cruzou na medida para o próprio Guilherme, que subiu de cabeça e estufou as redes de Lucas Arcanjo, fazendo 1 a 0 para o Peixe.
O Vitória reagiu rapidamente. Dois minutos depois, Osvaldo finalizou de fora da área e Gabriel Brazão fez uma grande defesa, mas deu rebote. Renato Kayzer, sozinho na pequena área, cabeceou para fora, para a sorte do Santos. Em sequência, Kayzer tentou novamente de fora da área, mas Brazão espalmou para escanteio. Já nos 45 minutos da primeira etapa, Lucas Halter subiu mais alto que a zaga santista em cobrança de falta de Osvaldo, mas cabeceou por cima do gol de Brazão.
No segundo tempo, as chances continuaram. Aos 11 minutos, Lucas Braga, ex-Santos, arriscou de fora da área, mas mandou para fora. Pouco depois, foi a vez de Deivid Washington tentar o chute, sem sucesso. Aos 19 minutos, o Santos quase ampliou com um chute forte de Rollheiser que acertou a trave esquerda. O Vitória, no entanto, não desistiu. Aos 26, Léo Pereira finalizou com perigo dentro da área, mas Brazão defendeu. O goleiro santista voltou a ser decisivo aos 38, saindo do gol para fazer uma defesa importantíssima após levantamento de Jamerson na área. Nos acréscimos, Neymar, que entrou aos 17 minutos da segunda etapa, quase marcou de falta, mas Lucas Arcanjo brilhou e mandou para escanteio.
Próximos compromissos
O Santos agora tem um amistoso pela frente no meio de semana. O Peixe receberá o RB Leipzig, da Alemanha, nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), no Estádio Municipal Cícero de Souza Marques. Pelo Campeonato Brasileiro, o Alvinegro Praiano pega o Botafogo no domingo (01), às 16h, em casa, pela 11ª rodada.
Do outro lado, o Vitória retorna aos gramados pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Em jogo decisivo pela vida no Grupo B, a equipe baiana visita o Universidad Católica-EQU nesta quarta-feira, a partir das 21h30, no Estádio Olímpico Atahualpa.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 0 X 1 SANTOS
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 25/05/2025
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Cartões amarelos: Luan Peres (Santos) / Matheuzinho, Ricardo Ryller e Baralhas (Vitória)
GOL: Guilherme, aos 19′ do 1ºT (Santos)
VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Baralhas (Janderson), Lucas Halter, Zé Marcos e Jamerson; Ricardo Ryller (Léo Pereira), Ronald e Matheuzinho; Gustavo Mosquito (Lucas Braga), Osvaldo (Erick) e Renato Kayzer. Técnico: Thiago Carpini
SANTOS: Gabriel Brazão; Léo Godoy, João Basso (Luisão), Luan Peres e Souza; Tomás Rincón, Zé Rafael e Rollheiser (Gabriel Bontempo); Barreal (Neymar), Deivid Washington (Luca Meirelles) e Guilherme (Thaciano). Técnico: Cleber Xavier
Fonte: Esportes
FONTE : MatoGrossoNews