Prefeitura de SP realizou 315 atendimentos por dia a mulheres vítimas de violência em 2024

A Prefeitura de São Paulo afirma ter realizado 103.195 atendimentos a mulheres vítimas de violência entre janeiro e novembro do ano passado. O número equivale a uma média de 315 assistências por dia na capital paulista.

O levantamento, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, leva em consideração os acolhimentos realizados nos 23 equipamentos e postos administrados pela pasta.

Os números quase dobraram em relação ao ano anterior. Entre janeiro e outubro de 2023, a secretaria registrou 56.232 atendimentos —uma média de 185 por dia.

Na avaliação do órgão, o aumento se deve ao aumento de equipe nas unidades de acolhimento já existentes e à inauguração de novos postos e serviços, como a Casa da Mulher na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, e outra unidade do mesmo aparato em São Miguel Paulista, na zona leste.

As duas unidades realizaram 3.622 e 2.660 atendimentos, respectivamente, somando 6.282 no total.

“O aumento no número de atendimentos [em relação a 2023] tem a ver com a oferta muito maior dos serviços, mas não só. É [fruto de] um outro esforço, da sociedade como um todo. As mulheres se dão conta mais rápido de que o que está acontecendo com elas é uma violência. Então, elas começam a procurar ajuda”, afirma a ex-secretária Soninha Francine, que deixou o posto no começo deste ano.

Sua saída ocorreu após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciar o novo secretariado do seu segundo mandato. No lugar de Soninha, foi indicada Regina Santana, que até então estava à frente da pasta da Cultura.

Ainda de acordo com o levantamento, a maioria das assistências realizadas pela secretaria ficaram concentradas na Casa da Mulher Brasileira, localizada no bairro do Cambuci, que totalizou 25 mil atendimentos. Lá, também foi inaugurado um posto do Instituto Médico Legal (IML) para exames de corpo de delito.

Depois aparece o Centro de Referência Casa da Mulher Eliane de Grammont, na Vila Mariana, que registrou 10.784 assistências, seguida da Capela do Socorro, com 10.772.

O Ônibus Lilás, unidade móvel que atende em diferentes locais na cidade, realizou 2.666 acolhimentos. A pasta prevê trocar, neste ano, o ônibus por uma van, para permitir que o serviço chegue a lugares de mais difícil acesso.

O novo veículo será climatizado e possuirá uma sala montada em seu interior para atendimento individualizado.

com IVAN FINOTTI (Interino), KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

noticia por : UOL

22 de janeiro de 2025 16:42

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE