Inmet emite alerta de chuvas intensas com risco de alagamentos para diversas cidades em MT

DAFFINY DELGADO

DO REPÓRTER MT

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (19), um alerta laranja para risco eminente de chuvas intensas para diversas cidades de Mato Grosso, com possibilidade de alagamentos e quedas de árvores. A previsão do tempo para a semana em Cuiabá fica com máxima de 32 graus.

De acordo com o instituto, o alerta vai até segunda-feira (20). A chuva prevista deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).

>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão

Cuiabá está entre as cidades que devem ser atingidas. Além da Capital, está Tangará da Serra, Sinop, Rondonópolis, Sorriso, Alta Floresta entre outras.

Previsão da semana

A previsão para segunda-feira em Cuiabá, é de muitas nuvens no céu com pancadas de chuvas isoladas durante todo o dia. A máxima para o dia é de 32 graus.

Na terça-feira (21) o tempo permanece igual, entretanto, a máxima cai para 31 graus. Na quarta-feira (22), o sol sai em meio às nuvens e o risco de chuva com trovoadas ocorre durante todo o dia. A máxima volta a subir para 32 graus.

Já na quinta-feira (23), o céu fica encoberto, mas o sol sai e meio às nuvens carregadas. A máxima sobe para 33 graus.

Cuiados para tempo chuvoso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) reforça a importância de adotar medidas preventivas para reduzir os riscos de acidentes na área urbana e proteger a população durante o período de chuvas intensas.

Com o grande volume de chuvas, há o aumento do número de alagamentos, tanto em vias públicas quanto em residências. O major BM Rivaldo Miranda de Andrade, da Diretoria Operacional (DOP) do CBMMT, rienta aos motoristas e motociclistas a não acessar áreas alagadas e evitar estacionar em locais próximos a árvores, prevenindo danos em caso de queda de galhos ou árvores inteiras.

“Sempre que se deparar com uma via alagada, é recomendado desviar a rota e não tentar atravessar. Caso sinta que o volume e o fluxo de água têm aumentado, abandone imediatamente o veículo e procure um lugar seguro.”

“Essa água, muitas vezes contaminada, pode transmitir algumas doenças, como leptospirose e hepatite. Não queremos que a população se exponha a esse tipo de risco, que realmente pode gerar transtornos muito maiores”, afirma o major.

O Corpo de Bombeiros Militar destaca que, em qualquer situação de emergência, o número 193 deve ser acionado.

FONTE : ReporterMT

23 de janeiro de 2025 5:29

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE