Brasileiro vence competições internacionais e vira referência na técnica do martelinho de ouro

Diego Pereira Almeida, 40, tornou-se referência mundial na técnica conhecida como martelinho de ouro. Em dezembro, o baiano de Vitória da Conquista conquistou o bicampeonato na IASRE (sigla em inglês para Exposição Internacional de Reparo Automotivo Inteligente), competição realizada no Japão.

O primeiro título foi conquistado em 2018, seguido de outras vitórias em competições na Alemanha e, mais recentemente, nos Estados Unidos: em fevereiro, sua equipe venceu o Mobile Tech Expo, em Orlando (Flórida).

O profissional explica que a qualidade do trabalho é o primeiro ponto avaliado nos concursos. Se houver empate, o tempo de execução é levado em conta.

“No Japão, tivemos uma hora para fazer dois amassados pequenos na coluna e um amassado grande no para-lama. Terminei toda a prova em 42 minutos, restando ainda 18 minutos, e os demais competidores usaram quase todo o tempo”, diz Almeida.

Ele conta que seu professor foi o tio Pedro. “Em 2008, fui a São Paulo treinar com meu tio, da Visão Martelinho de Ouro, e tive a honra de adquirir toda a base necessária para meu avanço.”

A técnica artesanal de funilaria consiste em reparar pequenos amassados com o uso de ferramentas mais delicadas, como pinos e os próprios martelinhos com borrachas nas extremidades. Com paciência, o profissional vai fazendo a chapa retornar para sua forma original, evitando a repintura.

O nome desse processo de reparo foi patenteado por Pedro de Souza Santana —que não é o tio de Diego Almeida.

O criador do serviço de martelinho de ouro desenvolveu suas habilidades na linha de produção da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (ABC), onde resolvia pequenos problemas que surgiam na montagem dos carros. Santana, que completou 76 anos neste mês, permaneceu na cidade, onde segue na ativa em seu próprio negócio desde 1979.

Após o período de aprendizado, Almeida abriu sua oficina na Bahia, que funcionou por 11 anos. Mas, após algumas viagens ao exterior, ele resolveu investir no trabalho na Austrália, onde montou uma equipe.

A notoriedade veio com as seguidas premiações, e Almeida começou a ensinar seu ofício. Seu curso avançado e a mentoria disponível na Austrália atraem profissionais de diferentes países.

Uma de suas principais habilidades é o reparo de carros atingidos por granizo. Sua formação profissional incluiu aulas sobre esse trabalho, ministradas por especialistas da Fast PDR Tools, empresa brasileira que fabrica ferramentas para o trabalho de martelinho de ouro.

“Recrutamos profissionais quando ocorrem grandes tempestades de granizo na Austrália, sendo necessário trazer mão de obra de todo o mundo”, diz Almeida.

noticia por : UOL

23 de fevereiro de 2025 11:05

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE