A Nasa perderá quatro importantes nomes de alto escalão vinculadas ao programa lunar da agência, segundo pessoas com conhecimento das mudanças. As saídas aumentam as incertezas em torno da trajetória de seu programa de exploração espacial à medida que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu assessor próximo Elon Musk, da SpaceX, exaltam missões para Marte.
Jim Free, administrador associado da Nasa que tem sido uma voz central na defesa do programa lunar Artemis, planeja deixar a agência até este sábado, afirmaram duas fontes.
Já em Huntsville, no Alabama, três autoridades importantes do Centro de Voo Espacial Marshall da Nasa —1 dos 10 centros de campo da agência e epicentro do programa Artemis— tiveram suas aposentadorias anunciadas internamente na última terça-feira (18), segundo uma pessoa com conhecimento do anúncio.
Esses cargos do Centro de Voo —chefes de compras, finanças e informações— foram preenchidos interinamente por vices e outra autoridades da Nasa, segundo a fonte. Nenhum substituto para Free foi anunciado, disseram as duas fontes.
Procurados, porta-vozes da Nasa não responderam à reportagem.
noticia por : UOL