O presidente Lula (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinaram nesta quinta-feira (17), o decreto que cria o ProPatinhas, Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos.
ProPatinhas quer promover o controle populacional ético de cães e gatos. O objetivo é estimular a guarda responsável e o combate ao abandono de animais e os casos de maus-tratos.
📰 LEIA MAIS: Veja o que abre e o que fecha no feriadão da Semana Santa e Tiradentes
SinPatinhas faz parte do programa. Tutores, ONGs, estados e municípios podem começar a cadastrar desta quinta-feira (17) os animais no Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos pelo site sinpatinhas.mma.gov.br. O cadastro é feito por meio do login Gov.br.
Registro é voluntário e gratuito. Não haverá qualquer cobrança de taxa pelo cadastro, ao contrário do que disseram publicações enganosas nas redes sociais. Também não haverá penalidade para o tutor que não quiser cadastrar seus bichinhos. Ou seja: a adesão ao programa é opcional.
Cadastro gera número de RG e QR Code para colocar na coleira. Em caso de perda, por exemplo, qualquer pessoa pode escanear o QR Code da coleira e ajudar o animal a voltar para casa.
Tutores cadastrados receberão informações relevantes. Eles serão informados sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem nas suas regiões, diz o governo. Além disso, a base única nacional vai ajudar na criação de políticas públicas de cuidado animal e na prevenção de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos.
Brasil tem mais de 62 milhões de cães e 30 milhões de gatos. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, 35% desses animais vivem nas ruas ou em abrigos. “O controle populacional ético de cães e gatos, por meio da castração dos animais, é uma demanda inadiável”, diz o governo. “O sistema também permitirá identificar rapidamente animais perdidos e responsabilizar aqueles que abandonarem animais de forma criminosa.”
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Veja o passo a passo:
- Entre no site (clique aqui) e faça o login com a sua conta gov.br;
- Preencha seus dados pessoais;
- Preencha os dados do seu animal: nome, data de nascimento, espécie, cor, sexo, se é castrado ou microchipado, e o seu estado e município;
- Envie uma foto para o RG Pet: o seu animal deve estar de frente, e a imagem deve mostrar mais a cara do que o corpo;
- Documento é emitido imediatamente, sem custo, e QR Code pode ser impresso para colocar na coleira do animal. A adesão ao programa é voluntária. Ou seja, não há penalidade para quem não quiser fazer parte.

Com informações: UOL
Siga o TNOnline no Google News
noticia por : UOL