Cardeais já foram convocados para o conclave
Cardeais foram convocados ontem para o conclave. O cardeal brasileiro Paulo Cezar Costa, que vai participar do processo, disse que os responsáveis por escolher o sucessor do papa Francisco já receberam a convocação para ir a Roma.
Dom Paulo afirmou que haverá uma reunião hoje. “Pediram para ir a Roma porque o Papa vai ser sepultado. Amanhã [hoje] tem uma primeira reunião que deve definir um pouco uma agenda.” As declarações ocorreram ontem, em entrevista à GloboNews.
Dom Paulo é arcebispo de Brasília. Ele explicou que, na primeira etapa do conclave, todos os cardeais participam, mas só que tem menos de 80 anos têm direito a voto. “Cada cardeal tem um um tempo para falar, onde as principais questões da humanidade ou da vida da igreja são tratadas. Ali já começa, de certa forma, a definir o perfil de um futuro papa.”
O cardeal falou sobre a expectativa para a escolha do novo papa. “Eu acho que a tendência seria um papa conciliador, pelo perfil do colégio cardinalício”, opinou.
Após a morte do papa, os cardeais eleitores devem esperar quinze dias completos para dar início ao conclave. O prazo foi estipulado pela “Universi Dominici Gregis”, uma Constituição Apostólica publicada por João Paulo 2º em 1996, que trata das normas para a vacância da Sé Apostólica e a eleição do Romano Pontífice.
noticia por : UOL