RepórterMT
Luan esclarece que o transtorno se manifesta como uma forma disfuncional de lidar com as emoções.
RepórterMT
Luan esclarece que o transtorno se manifesta como uma forma disfuncional de lidar com as emoções.
KARINE ARRUDA
DO REPÓRTERMT
O transtorno de personalidade borderline ou transtorno de personalidade com instabilidade emocional, como também é conhecido, tem origem na infância e está relacionado à forma como as pessoas reagem diante das situações da vida. Segundo o psiquiatra Luan Sales, viver com o borderline é como estar à beira de um abismo emocional todos os dias.
“Uma personalidade com instabilidade emocional é uma pessoa que é muito instável frente às situações do dia a dia. É uma pessoa que tem sentimentos que variam do céu ao inferno, tem atitudes de auto-mutilação, tem ideação suicida sustentada. […] São pessoas que estão em sofrimento muito grande”, explica.
Em entrevista ao , Luan esclarece que o transtorno se manifesta como uma forma disfuncional de lidar com as emoções e, por se tratar de um problema estrutural da pessoa, ela vai viver com aquilo para o resto da vida. Porém, é possível mudar esse comportamento e manter o controle da doença, mas claro, com a ajuda de medicamentos, um psicólogo e um psiquiatra.
Entenda:
Assista a entrevista completa:
FONTE : ReporterMT