Reprodução
Em 2024 tiveram 14 casos em Cuiabá, já em 2025 o número subiu para 165.
DO REPÓRTERMT
A taxa de hospitalizações por gripe no Brasil continua alto, segundo um novo boletim epidemiológico divulgado pela Fiocruz, na última sexta (26). Nas últimas seis semanas, 14 capitais apresentaram crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus influenza A (vírus comum da gripe), entre elas está Cuiabá.
Conforme os dados do relatório semanal de Vigilância Epidemiológica dos Vírus Respiratórios de Cuiabá, há um cenário preocupante. Comparado ao mesmo período no ano passado, houve um aumento de 85% no número de casos de Influenza A e B.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
Em 2024 tiveram 14 casos, já em 2025 o número subiu para 165. Ainda segundo os dados, há 32 hospitalizações registradas neste ano. No ano passado não houve nenhuma.
Outras cidades com número alto de hospitalizações por gripe são: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
Vacinação
Devido a esses números altos em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem intensificando a vacinação contra a Influenza em todas as 73 unidades básicas de saúde da capital.
Até o momento, a Capital já recebeu três remessas da vacina, totalizando 88 mil doses: a primeira com 14 mil, a segunda com 32 mil e a terceira com 42 mil doses. A vacinação está sendo realizada de forma contínua, com equipes também promovendo ações de conscientização junto aos pacientes que frequentam as unidades de saúde, a fim de incentivar a adesão ao imunizante.
FONTE : ReporterMT