O prefeito Luís Eduardo Falcão, de Patos de Minas (MG), anunciou nesta quarta-feira (30) sua desfiliação do partido Novo.
A cidade de 159 mil habitantes era a segunda mais populosa comandada pela legenda no estado, atrás apenas de Divinópolis, onde o prefeito é Gleidson Azevedo (Novo), irmão do senador Cleitinho (Republicanos).
Oficialmente, a desfiliação de Falcão é justificada pela sua eleição como presidente da AMM (Associação Mineira de Municípios), no início de abril, que seria necessária para apresentar uma gestão independente e suprapartidária.
Nos bastidores, porém, é apontada uma insatisfação com a postura do governador Romeu Zema (Novo) na disputa.
Do mesmo partido de Falcão, Zema não pediu voto a seu correligionário na disputa com Marcos Vinícius, que buscava a reeleição na AMM e foi elogiado publicamente pelo governador antes da eleição.
Os aliados de Falcão também apontam a influência na disputa de Marcelo Aro, secretário de Governo de Minas e responsável pela articulação política do Palácio Tiradentes.
Aro indicou para a primeira vice-presidência da chapa de Marcos Vinícius um ex-chefe de gabinete de seu pai, Zé Guilherme, na Assembleia Legislativa.
Falcão era do Podemos antes de se filiar ao Novo, já durante seu primeiro mandato como prefeito de Patos. Por enquanto, ele deve permanecer sem estar filiado a um partido.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
noticia por : UOL