Morre freira gaúcha considerada a pessoa mais velha do mundo

A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais velha do mundo, morreu nesta quarta-feira (30) aos 116 anos, de causas naturais, na casa das Irmãs Teresianas, em Porto Alegre, onde morava.

“No dia de hoje, abraça a ressurreição a irmã Inah Canabarro. Rendemos graças pela doação e entrega, pedimos que o Senhor, Pai de bondade, receba-a e acolha-a em seu infinito amor”, comunicou, em nota, a congregação religiosa.

Inah, nascida no dia 27 de maio de 1908, foi confirmada como a pessoa mais velha do mundo após o anúncio da morte da japonesa Tomiko Itooka, em janeiro deste ano.

Itooka, que era 16 dias mais velha, morreu no dia 29 de dezembro de 2024.

Nascida em São Francisco de Assis, na região das Missões, no noroeste gaúcho, a freira foi uma das primeiras religiosas brasileiras da Companhia de Santa Teresa de Jesus.

Era bisneta do general David Canabarro (1796-1867), um dos líderes militares da Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul.

Além de ser a pessoa mais velha do mundo, era considerada a mais antiga torcedora colorada —ela nasceu um ano antes do Sport Club Internacional.

“Nos despedimos da irmã celebrando seu legado de espiritualidade e compaixão e desejando força aos amigos e familiares”, declarou a direção do Internacional.

Costumava contar que optou pela vida religiosa ainda na infância, quando perguntou para a mãe o significado da palavra freiras e ouviu como resposta que são mulheres que passam a vida rezando. “Então eu vou ser freira”, respondeu.

Inah entrou no noviciado das Irmãs Teresianas em 1928, em Montevidéu, no Uruguai. Formada em letras, em 1932 foi para o Rio de Janeiro, trabalhar como professora no Colégio Santa Teresa de Jesus.

Ao longo da vida, deu aulas de português, matemática e ciências em escolas teresianas.

A supercentenária, termo que designa pessoas com mais de 110 anos, vivia em Porto Alegre desde 1980.

No ano passado, acompanhou os danos causados pela enchente histórica no Rio Grande do Sul, rezando pelas vítimas.

Em 2018, recebeu uma bênção apostólica do papa Francisco em celebração aos seus 110 anos. Três anos depois, destacou-se como uma das primeiras pessoas a receber a vacina contra a Covid no Brasil. Em 2022, enfrentou a doença e precisou ser hospitalizada, mas conseguiu se recuperar.

Inah se tornou a mulher mais velha do Brasil em 23 de janeiro de 2022, após a morte da baiana Antonia da Santa Cruz, aos 116.

Ela foi reconhecida pelo Guinness World Records como a freira mais velha do mundo depois da morte da francesa Lucile Randon, 118, em janeiro de 2023.

O velório será nesta quinta-feira (1º), no Cemitério São Miguel e Almas, a partir das 9h, em Porto Alegre.

noticia por : UOL

1 de maio de 2025 10:44

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE