Conclave: conheça os vinte principais papáveis

Ouellet, de 80 anos, é Prefeito Emérito Do Dicastério Para Bispos. O canadense se aposentou do cargo de prefeito do Dicastério em 2023 e não pode votar, devido à sua idade, mas segue sendo um candidato ao papado.

Foi considerado papável nos dois últimos conclaves. Em 2013, ele era considerado um dos principais candidatos, mesmo que tenha dito que “não se via nesse nível, de jeito nenhum”.

Acusado de abuso sexual. Ouellet foi alvo de acusações de assédio pela fiel Paméla Groleau no Canadá. Ela acusou o então cardeal de Québec de assediá-la durante um coquetel em 2008. O caso chegou a ser investigado preliminarmente pelo Vaticano, mas o papa Francisco considerou que não havia provas suficientes para iniciar uma investigação canônica. Em dezembro de 2022, Ouellet processou Groleau por difamação.

Cardeal é conservador, mas tem visão moderna em alguns assuntos. É defensor do celibato de padres e contrário ao aborto, mesmo em casos de estupro. Em contrapartida, é favorável à democratização da igreja e à permissão de comunhão a divorciados.

Pediu que senadores canadenses votassem contra legalização de casamento homossexual. Em 2005, quando servia como arcebispo de Québec, afirmou que o casamento entre pessoas de mesmo sexo é “pseudo-casamento, uma ficção”. Entretanto, em 2007, pediu desculpas pelo que considerou erros cometidos pela Igreja Católica. Entre esses, citou “antissemitismo, racismo, indiferença às Primeiras Nações e discriminação contra mulheres e homossexuais.”

Cardeal Michael Czerny

O cardeal Michael Czerny chegando à Basílica de São Pedro
O cardeal Michael Czerny chegando à Basílica de São Pedro Imagem: Hannah McKay/Reuters

noticia por : UOL

1 de maio de 2025 15:16

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE