Procurador-geral da Argentina pede para dobrar pena de Cristina Kirchner


Ex-presidente argentina foi condenada em duas instâncias a seis anos de prisão. Ela é acusada de ‘administração fraudulenta’ na concessão de obras rodoviárias. Justiça argentina confirma condenação de ex-presidente Cristina Kirchner
O procurador-geral da Argentina pediu nesta quinta-feira (15) à Suprema Corte que aumente de 6 para 12 anos de prisão a pena da ex-presidente Cristina Kirchner, condenada por crimes de corrupção.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A peronista foi condenada em primeira e segunda instâncias — em 2022 e 2024, respectivamente — a seis anos de prisão e inabilitação política perpétua, por “administração fraudulenta” na concessão de obras rodoviárias durante seus mandatos (2007-2015).
Em 31 de março, Cristina apelou da condenação perante o máximo tribunal do país, que, antes de analisar o expediente, solicitou o parecer do procurador-geral, Eduardo Casal.
Em um documento de 13 páginas, ao qual a AFP teve acesso, Casal pede que Cristina também seja condenada por associação criminosa, e que sua pena seja dobrada.
Os juízes da Suprema Corte estão agora prontos para analisar o caso, sem prazo para emitir uma decisão. Caso o recurso de Cristina seja negado, ela pode solicitar prisão domiciliar, por causa da idade.
A possibilidade de o tribunal anunciar o veredito nos próximos meses, embora improvável, gera expectativa devido à inabilitação de Cristina. Neste ano, a Argentina realizará eleições de meio de mandato para renovar o Parlamento.
LEIA TAMBÉM
Europa discute usar força nuclear francesa para se proteger
Cidadania italiana: Câmara da Itália se reúne na terça para discutir mudanças nas regras; medida pode impactar milhares de brasileiros
É #FAKE que vídeo mostre ataque de mísseis indianos no Paquistão; gravação é antiga e registra bombardeio do Irã contra Israel
Cristina Kirchner dá entrevista após votar em 22 de outubro de 2023
Horacio Cordoba/Reuters
VÍDEOS: mais assistidos do g1
source
Fonte: G1

16 de maio de 2025 11:39

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE