É #FAKE que André Ventura ganhou eleição em Portugal


Vencedor das eleições gerais foi a coalização de centro-direita Aliança Democrática (AD), do atual primeiro-ministro do país, Luís Montenegro. Candidato da extrema-direita portuguesa não venceu as eleições parlamentares do último domingo (18)
g1
Circulam nas redes sociais publicações com um vídeo dizendo que André Ventura, líder do partido de extrema direita Chega, ganhou a eleição deste domingo (18) em Portugal – além disso, o conteúdo diz que o político iria proibir a entrada de Lula (PT) no país. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação mentirosa?
O vídeo – que foi postado no X próprio dia da eleição e passou de 350 mil visualizações – exibe a seguinte mensagem: “André Ventura vence em Portugal e afirma que vai proibir a entrada de Lula no país”.
Na gravação, Ventura diz: “Eu quero dizer uma coisa para vocês também. O senhor presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não vai entrar em Portugal. Eu garanto que, se eu for primeiro-ministro, o senhor Lula da Silva ficará no aeroporto, não vai entrar aqui no aeroporto de Lisboa. Se insistir, vai para a cadeia. Mas ele já sabe o que é isso também, então não será uma grande novidade para ele”.
Nos comentários, há mensagens de perfis que disseram acreditar no resultado favorável ao líder da extrema direita. “Parabéns ao parlamentar de Portugal 🇵🇹🇧🇷👏👏”, disse um deles.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
André Ventura não ganhou a eleição geral em Portugal deste domingo. Quem venceu foi a coalizão de centro-direita, Aliança Democrática (AD), que já governa o país e é liderada pelo atual primeiro-ministro do país, Luís Montenegro – ele seguirá no cargo. Além disso, a declaração sobre Lula usada no vídeo viral, embora real, foi feita no ano passado.
Veja como ficou a distribuição do parlamento português após o pleito: Aliança Democrática (AD) – 89 assentos (32,72% dos votos válidos); Partido Socialista (PS) – 58 assentos (23,38% dos votos válidos); Chega – 58 assentos (22,56% dos votos válidos); e demais partidos – 20 assentos.
Apesar da vitória da AD, o Chega de André Ventura saiu fortalecido. Em apenas seis anos de existência, o partido ampliou bastante a votação: de 1,3%, em 2019, para quase de 23% agora. O líder da sigla comemorou: “Podemos declarar oficialmente, e com segurança, que acabou o bipartidarismo. Fizemos história”.
Já a centro-direita não conseguiu maioria no parlamento e, por conta disso, precisará negociar com os adversários para governar. Na eleição passada, a AD se negou a formar uma coligação com o Chega – e ainda não está claro se, desta vez, se recusará novamente em se aliar à direita radical.
Para checar se o comentário de Ventura sobre Lula era mesmo recente, o Fato ou Fake buscou a origem do conteúdo. Para isso, fragmentou o vídeo em vários frames (imagens estáticas) com a ferramenta InVid. Depois, foi feita uma busca reversa com uma dessas “fotos” no Google Lens, plataforma que aponta a origem de conteúdos publicados na internet.
A pesquisa apontou o registro original: um discurso de campanha, de 7 de março de 2024 – três dias antes das eleições legislativas do ano passado. Durante o evento, na cidade portuguesa de Olhão, que fica na região do Algarve, Ventura fala sobre Lula, em trecho reproduzido pela imprensa brasileira na época.
Candidato da extrema-direita portuguesa não venceu as eleições parlamentares do último domingo (18)
g1
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
source
Fonte: G1

23 de maio de 2025 3:15

Ouvir Shalom News

LEIA MAIS

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE